
Inglês na Prática: o impacto das atividades extracurriculares no aprendizado do idioma
Atividades extra classe são uma ferramenta poderosa para o aprendizado de uma nova habilidade. Quando falamos de fluência no idioma inglês, então, isso é essencial.
Reforçar o conteúdo assimilado colabora muito para a absorção eficaz das informações, especialmente através de games, músicas, dinâmicas, conversação, entre outras formas de interação.
Diversidade de tarefas e o desenvolvimento pessoal e comum
São muitos os benefícios de atividades extracurriculares. É inquestionável o impacto delas para o aluno que participa dessas tarefas.
A diferença entre um estudante que abraça essas propostas e aquele que não aproveita os recursos é enorme. As atividades funcionam! Portanto, é algo que não podemos deixar de lado.
Algumas opções interessantes de atividades podem variar e tornar o aprendizado mais divertido. Confira alguns exemplos:
1. Grupo de conversação com mediação do teacher:
Essa ação traz interação entre os colegas, contribuindo para o conhecimento uns dos outros e as habilidades de fala e escuta. Experimente praticar assim a conversação em inglês, e envolva-os em discussões sobre temas atuais, como tecnologia, cultura pop, músicas, séries, ou outros assuntos de interesse dos próprios alunos. Conversar sobre coisas que estão na realidade deles traz produtividade, e um engajamento forte neste exercício de fala. Deixe-os falar livremente sem medo de errar. Mais tarde trabalhe os pontos de melhoria;
2. Criação de Podcast:
Estimule seus alunos a criar seus próprios podcasts, discutindo novamente tópicos de interesse ou entrevistando pessoas. Isso ajuda com a pronúncia, escuta e habilidades de fala de forma criativa e interativa.
3. Desafios de Vídeo:
Incentive a criação de vídeos curtos em inglês sobre temas específicos, como receitas, dicas de viagem para lugares que eles já tenham ido ou resenhas de livros/filmes. E, por que não, motive-os a fazer no formato de Reels ou Tiktok. Quem sabe colocando em um canal interno através do qual os colegas podem consumir e participar do conteúdo uns dos outros?
4. Blogs em Inglês:
Que tal criar um blog da turma no qual as redações e outras produções textuais são postadas? Motive os estudantes a escreverem sobre suas paixões, experiências, temáticas de aula ou qualquer tópico que desejem explorar.
5. Aulas de Culinária em Inglês:
Os pratos favoritos dos alunos explorados em inglês! Faça uma votação em sala das comidas a serem preparadas e saboreadas. Então, realize uma cooking class, onde os alunos aprenderão uma habilidade culinária enquanto praticam o inglês.
Gostou das dicas? Comece hoje mesmo o planejamento das suas ações extracurriculares e veja os resultados em breve.