Foco em Comunicação e/ou Norma Linguística
[:pb]
Até que ponto é válido manter a atenção do aluno em seguir as normas linguísticas para que ‘aprenda certo desde o começo’? Devemos deixar que ‘cometa alguns erros’ para poder realizar algumas tarefas?
Instituições de ensino em todo o mundo têm debatido a maneira como devemos ensinar o segundo idioma há décadas. Principalmente a forma como lidamos com os erros dos alunos.
Entenda os três principais motivos para nossas escolhas, a abordagem comunicativa e como lidamos com os ‘erros’ de nossos alunos.
- Humanos não desenvolvem um idioma de uma forma gradual e sequencial, ou seja, não aprendem um determinado assunto necessariamente após outro.
- Erros são naturais e representam uma parte importante no aprendizado. Quando voltamos para analisar os erros, permitimos a comparação e o aprimoramento. A correção depende da identificação do erro.
- Motivação é essencial no ensino. Há momentos em nossa aula que possuem ‘foco em norma linguística’. Pois o uso do idioma em sua forma culta é cobrado na sociedade. A pronúncia ou a estrutura formal são exigidas do aluno e a oportunidade para corrigirmos erros está sempre garantida. Entretanto permitir que o aluno se comunique de alguma forma em momentos onde o objetivo é participar de um jogo ou cumprir uma tarefa, mesmo que cometa alguns erros, é uma estratégia extremamente motivante.
O método Baltimore Education de Imersão Sócio-Interacionista em parceria com Alt Idiomas proporciona o desenvolvimento do segundo idioma de uma forma eficaz baseada em pesquisas e comprovada ao longo de 23 anos de experiência.
Conhecer o Programa Bilíngue Baltimore Education.
Conhecer a Alt Idiomas.
Contatar a Baltimore Education.
[:]
Tag:Artigos