Música, bilinguismo e aprendizado
Como aliar música aos esforços pedagógicos no ensino do inglês no Programa Bilíngue
A música faz parte da nossa vida. É uma forma de expressão da cultura e do ser humano. Além disso, é meio de desenvolvimento da pessoa desde a infância, capaz de estimular a coordenação motora, as emoções, e até mesmo a alfabetização.
No inglês, o processo não podia ser diferente. Afinal estamos diante de um mundo altamente globalizado, com contato constante no intercâmbio de culturas, e uma forte influência dos artistas de língua inglesa.
Uma mente tranquila e conectada às canções desperta a inteligência, a identificação e a afetividade. Toda essa mistura torna a absorção do idioma muito mais fácil e familiar. Basta trabalhar bem essa ferramenta que temos ao nosso dispor.
Como a música atua no cérebro humano
Segundo reportagem da jornalista Carolina Octaviano ao site ComCiência, o “ato de acompanhar uma música é capaz de ativar o hipocampo (responsável pelas memórias) e o córtex frontal inferior. Já para a execução de músicas, são acionados os lobos frontais – o córtex motor e sensorial”. Ou seja, reter e assimilar a nova língua passa a ser mais simples e traz vários benefícios.
Os ritmos estimulam o desenvolvimento da criatividade, da disciplina, do conhecimento cultural e da linguagem.
No Programa Bilíngue Baltimore Education, usamos a música em nossas aulas, homework, atividades extra-sala, e também em nossos momentos de lazer, como festas com nosso time, happy-hour, apresentações etc… É uma ferramenta que apreciamos, incentivamos e recomendamos constantemente aos nossos alunos e profissionais.
Leia também:
10 dicas para desenvolver vocabulário em inglês através de música! – Alt Idiomas
Impacto Cultural
A música é um meio incrível de comunicação e informações.
Entenda uma pessoa ou um contexto cultural, e até mesmo uma mentalidade que cerca um país e condiciona suas ações. Tudo isso só observando suas expressões culturais e seus modos de vida.
Do ponto de vista de uma nova língua, se atentar a esses aspectos é interessante, pois você deve, sim, ensinar palavras e gramática, mas também precisa ajudar seu student a compreendê-las pelo sentido contextual e cultural que trazem consigo. Isso é comunicação no sentido mais abrangente e completo.
Torne-se aberto e abra os horizontes dos seus alunos, os auxilie a ampliar e crescer na compreensão do outro, seus valores, e o que é essencial para aquela nação através de suas produções musicais.
Vale a pena investir tempo nisso.
Comece hoje mesmo!
Aos teachers que buscam desenvolver a comunicação com excelência e qualidade, nós recomendamos: comece agora mesmo a utilizar esse recurso.
Busquem em sua criatividade, capacidade e dons o melhor que puderem para passar adiante esse conhecimento tão rico e apaixonante que é o ensino de idiomas.
É teacher e quer trabalhar em nosso Programa Bilíngue?
Join our team! Apply to our job positions:
Trabalhe na Baltimore | Alt Idiomas